Especialista explica o que acontece no corpo da pessoa alcoolizada

A maioria das pessoas já teve esta experiência na vida: acordou, depois de um sono muito pesado, abriu os olhos e sentiu a cabeça a ponto de...

A maioria das pessoas já teve esta experiência na vida: acordou, depois de um sono muito pesado, abriu os olhos e sentiu a cabeça a ponto de explodir. Lembrou da noite anterior, arrependeu-se pelas conversas despropositadas e passou o dia sofrendo. De ressaca moral e de ressaca real. É justamente nesta hora que a pessoa pensa em nunca mais beber. O estômago embrulha, o cansaço toma conta e o fígado sofre. Muitos já sentiram, mas, afinal, o que se passa no corpo do bêbado, e no corpo do ressacado?

Ao ser consumida, a bebida alcoólica vai direto para o estômago – onde é absorvida. Cai na corrente sanguínea e é distribuída a todos os órgãos do corpo, sem exceção. Mas um órgão sofre mais com a festa: “Cada vez que uma pessoa ingere uma bebida, o etanol é metabolizado no fígado, cria uma lesão, e depois cai no sangue, sendo levado até o cérebro”, explica Eloiza Quintela, especialista no tratamento de doenças do fígado. Resultado: sensação de euforia e desembaraço. Porém, aos poucos, passa a ter efeito depressivo e acaba causando sonolência e diminuição dos reflexos, um perigo especialmente para quem vai pegar no volante depois.

“Apenas 5% do álcool ingerido é eliminado diretamente pela expiração, saliva, transpiração e urina”, ressalta Eloiza. “O restante passa rapidamente para a corrente sanguínea através das paredes do estômago e da parte superior do intestino delgado sem sofrer qualquer transformação química”. No sangue, o álcool é transportado pelos vasos para diversas partes do organismo, passando pelo “grande purificador”: o fígado. A decomposição da substância ocorre lentamente, a uma média de 0,1 g/L por hora. Até que tudo volte ao normal, o cérebro já foi atingido e a pessoa perde suas capacidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e motoras. Nesta fase, o festeiro já não consegue andar em linha reta perfeitamente.

Coitado do fígado

O processo para “limpar” o sangue é demorado. O fígado leva em média uma hora para processar um drinque. Se uma pessoa bebe três caipirinhas, o corpo fica sobrecarregado, com muito álcool para eliminar. No caso de festas consecutivas, com algumas semanas ingerindo de quatro a cinco bebidas diariamente, as células do fígado começam a acumular gordura. Se a pessoa insiste na bebedeira, pode ocorrer a inflamação e destruição das células, resultando em uma hepatite alcoólica. A graça da bebida vira assunto triste quando o organismo se submete a novas doses, desencadeando a cirrose hepática. Esta, se não tratada no início, pode levar à morte.

Perdendo a cabeça

O álcool age como um anestésico, afetando o sistema nervoso central. Beber demais é intoxicar o organismo, e os efeitos variam de pessoa para pessoa, embora os mais comuns sejam fala arrastada, falta de coordenação motora, aumento da autoconfiança e euforia (em alguns, a bebida condiciona um comportamento mais prostrado). “O desempenho intelectual e motor, e a discriminação sensitiva, são também prejudicados”, aponta Eloiza. Significa dizer que o bêbado em geral acha que está com tudo, mas não está com nada.

Agora imagine beber sem parar. O corpo dá os primeiros sinais desta intoxicação, mas a bebida alcoólica continua sendo ingerida. Um sinal de alerta é emitido pelo organismo: a pessoa se sente mole, mas ainda está consciente. Quando há ausência de respostas e estímulos leves, a pessoa chegou ao coma alcoólico. Em estágios mais graves isto pode levar à UTI ou, pior: causar a morte por parada respiratória.

Se a situação não for tão drástica, uma boa pedida é consumir muito chocolate, biscoitos e frutas, para “equilibrar” a quantidade de açúcar no organismo. O fígado de um bêbado provoca a redução da mesma no sangue (hipoglicemia). Por este motivo, a injeção de glicose é uma prática comum em hospitais.

O dia seguinte

“O gosto de guarda-chuva na boca, dor de cabeça, estômago embrulhado e indisposição são sintomas de ressaca, que poderá marcar o primeiro dia do ano novo de muita gente”, comenta Eloiza. “Se você bebeu demais, pode começar a se preocupar em prevenir a dor de cabeça, conseqüência comum da intoxicação aguda pelo álcool”.



Segundo a especialista, o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (que “segura” a água do corpo), fazendo o beberrão visitar o banheiro várias vezes ao longo da festa. “A cabeça dói porque, literalmente, os neurônios sentem sede”, explica.

As recomendações para lidar com a ressaca são:

1 – ingerir muito líquido, porque o corpo está desidratado (a água dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado);
2 – consumir alimentos de fácil digestão, como frutas, e pão, batata e massas para obter glicose;
3 – repousar em lugar escuro e sem barulho (a dor de cabeça costuma aumentar a sensibilidade à luz e som),
4 – tomar analgésico para dor de cabeça (tem efeito analgésico e cafeína, que contrai os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool).



fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/

COMMENTS

Nome

amostras,12,APOSTAS,1,casa dos segredos,24,celeb,101,cinex,185,coisa de gajas,29,coisadegajos,6,cultura,61,Euro 2016,2,ganhardinheiro,1,imagens,103,Kizomba,9,moda,25,musica,70,nsfw,102,passatempos,8,pokemon,2,pokemongo,2,Portugal,3,promocoes,2,Samsung,2,SS Desafio Final 2,4,Video,146,
ltr
item
Merda do Dia: Especialista explica o que acontece no corpo da pessoa alcoolizada
Especialista explica o que acontece no corpo da pessoa alcoolizada
http://4.bp.blogspot.com/_kDrB0uygwME/R3RgXxFCqwI/AAAAAAAAABc/sei9nEQzpyE/s400/cdocuments_and_settingslmeirelesdesktopgrafco_imagem.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_kDrB0uygwME/R3RgXxFCqwI/AAAAAAAAABc/sei9nEQzpyE/s72-c/cdocuments_and_settingslmeirelesdesktopgrafco_imagem.jpg
Merda do Dia
http://www.merdadodia.com/2007/12/especialista-explica-o-que-acontece-no.html
http://www.merdadodia.com/
http://www.merdadodia.com/
http://www.merdadodia.com/2007/12/especialista-explica-o-que-acontece-no.html
true
1356927898120129530
UTF-8
Todos artigos carregados Nao foi encontrado nenhum artigo VER TUDO LER MAIS Responder Cancelar resposta Apagar Por HOME PAGINAS ARTIGOS Ver tudo RECOMENDADO PARA TI TAGS ARQUIVO PROCURA TODOS ARTIGOS Nao foi encontrado nenhum artigo Voltar ao Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atras $$1$$ minutos atras 1 hora atras $$1$$ houras atras ontem $$1$$ dias atras $$1$$ semanas atras mais de 5 semanas atras Seguidores Seguir ESTE CONTEUDO É PRIVADO Patilha para desbloquear Copiar todo codigo Selecionar todo o codigo Todos os codigos foram copiados Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy