recent posts

Fidel Castro renunciou à Presidência do Conselho de Estado de Cuba

Meio século de história

Há 50 anos no cargo, Fidel Castro finalmente assumiu não poder estar mais à frente da chefia do Estado e das Forças Armadas de Cuba.

Numa mensagem publicada no site do jornal “Granma” (órgão oficial do Partido Comunista cubano), o histórico líder explicou ao povo: “Não aspirarei nem aceitarei - repito -, não aspirarei nem aceitarei os cargos de Presidente do Conselho de Estado e de comandante em chefe”.

Afastado há 19 meses do poder devido a doença, tem sido o irmão Raul Castro a exercer funções de chefia. No próximo dia 24, o Parlamento vai eleger o sucessor de Fidel.

Fidel Castro assumiu a presidência após a revolução armada que derrubou o regime de Fulgêncio Baptista, apoiado pelos Estados Unidos.

fonte record


Quem é Fidel Castro ?
Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República) de Cuba, a qual governou de 1959 a 2008 como chefe de governo e de 1976 a 2008 como chefe de estado.

Para seus defensores, Castro representou o herói da revolução social e a garantia de repartição equitável da riqueza no país, devido a sua política socialista. Para seus adversários, internos e externos, no entanto, Castro foi um líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único. Foi um líder bastante contestado e também admirado internacionalmente, principalmente pela sua ideológica e forte resistência às influências comerciais e sociológicas dos Estados Unidos da América.
Fidel Castro renunciou à Presidência do Conselho de Estado de Cuba Fidel Castro renunciou à Presidência do Conselho de Estado de Cuba Reviewed by Mr Pink on 13:24:00 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.