recent posts

57 Anos da Invenção do Código de Barras


Passam hoje 57 anos desde registo desta patente. Quase seis décadas depois, nasce um sistema renovado


Há 57 anos foi registada a patente do código de barras. Passado mais de meio século, o sistema de codificação de produtos vai ser renovado, incluindo mais informação.


O actual código de barras, o EAN13 (European Article Number), de 13 algarismos, vai ser substituído pelo GS1 DataBar, que vai ser apresentado oficialmente sexta-feira e entrará em vigor a partir de Janeiro de 2010. O novo código deverá estar generalizado mundialmente até 2014, refere o comunicado da GS1 Portugal Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos (CODIPOR).


O primeiro sistema de representação pensado para poder ser lido por outra máquina, a informação sobre um produto é codificada através de linhas paralelas de diferentes espessuras.


A patente do código de barras foi registada a 7 de Outubro de 1952 sob o número 2.612.994, em nome de Joseph Woodland e Bernard Silver, estudantes do Instituto de Tecnologia de Drexel.


Para além da identificação básica do produto, o novo código de barras vai trazer vantagens como a possibilidade de marcar artigos de pequena dimensão, possibilitando a leitura óptica dos dados. Para além disso, inclui novas informações, como a data de validade, lote, número de série, quantidade e cor, contendo todos os dados adicionais «necessários para melhor gerir o rigor da informação para o mercado e consumidores».
57 Anos da Invenção do Código de Barras 57 Anos da Invenção do Código de Barras Reviewed by Lady on 17:12:00 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.