Coprofagia - o meu cão come as fezes o que fazer?

 Se tu fazes esta pergunta  "o meu cão come as fezes, o que devo fazer?" saiba que este acto é muito comum. O facto do cão come...

 Se tu fazes esta pergunta  "o meu cão come as fezes, o que devo fazer?" saiba que este acto é muito comum. O facto do cão comer as fezes, principalmente quando ainda e novinho, é uma alteração animal e existem várias teorias .

Para a coprofagia (nome correto do acto do cão comer fezes), existem vários factores que podem causá-lo, como factores enzimáticos, enzimas pancreáticas, pancreatite crônica etc., mas na maioria das vezes são factores comportamentais, para chamar atenção do dono ou inclusive ansiedade.

A superalimentação também pode causar a coprofagia em cães. O animal recebe alimentação em grande quantidade uma vez ao dia, o que causa sua má digestão e logo quando estiver com fome fará o cão comer cocó.


Um erro comum é a punição excessiva quando o animal defeca em um local inapropriado. O dono chateia se com o cão, que então come o coco para evitar uma nova represaria.

 
Na maioria das vezes que o seu cachorro come fezes está ligado ao comportamento do animal, seja para chamar a atenção do dono ou um costume antigo. O cachorro pode comer cocó até para “ajudar”, por exemplo, quando ele defeca, imediatamente o dono retira as fezes, isso o faz pensar que as fezes não devem ficar ali, então após defecar ele come o coco.

A grande dica para o treinamento do seu cachorro a parar de comer seu próprio cocó é ensinando o "não", ou seja, o estímulo negativo toda vez que ele for no acto, brigando ou assustando o cão.

Uma vez estabelecido que comer coco é errado, não se deve retirar as fezes na frente do animal. Quando o animal defecar, não retire as fezes imediatamente, apenas observe. Caso ele tente comer o coco novamente, faça o estímulo negativo e retire o animal do recinto quando realizar a limpeza.


As causas da coprofagia



Abaixo, vais conhecer algumas das principais situações que podem influenciar no aparecimento da coprofagia em cães:

    Fome: tendo em vista que as fezes não são repugnantes para os cães, eles podem acabar comendo-as pelo simples fato de estarem fome e não terem alimentos apropriados disponíveis.
    Deficiência nutricional: a carência nutritiva no cachorro pode fazer com que ele busque nutrientes nas fezes de outras espécies, que podem ser consideradas pelo animal, até mesmo, como um petisco.
    Deficiência de enzimas digestivas e pancreáticas: nestes casos, o fornecimento adequado das enzimas que faltam ao animal já podem resolver o problema.
    Má digestão: a ingestão exagerada de alimentos pode fazer com que não sejam digeridos de maneira correta. Com isso, o cocô cheio de alimentos pode se tornar atarente para um cachorro com fome.
    Vermes: a presença de vermes pode levar o cão a uma deficiência nutricional, desencadeando a coprofagia.
    Filhotes recém-nascidos: cadelas que acabaram de dar cria tendem a se alimentar das fezes de seus filhotes para manter o ninho limpo.
    Tédio, ansiedade e stress: esses tipos de sentimento podem contribuir para o aparecimento de uma série de comportamentos estranhos dos cães, incluindo a coprofagia. Cães que ficam presos ou sozinhos durante períodos muito longos tendem a desenvolver o problema com mais frequência.
    Falta de atenção dos donos: o animal pode comer as próprias fezes para chamar a atenção do dono, já que, quando isso ocorre, ele se torna o centro das atenções para seu proprietário (mesmo que seja alvo de reprimendas).
    Punição excessiva: quando o cachorro defeca no local errado e é muito punido por isso, pode acabar comendo seu próprio cocó para evitar novos castigos.
    Distribuição errada de espaço para o animal: manter muito próximos os locais em que o cachorro dorme, se alimenta e faz suas necessidades pode levar a este tipo de comportamento, fazendo com que o animal coma suas fezes para manter o espaço mais limpo.



Como evitar a coprofagia
    Evite deixar que sujeira e as necessidades do cão se acumulem nos ambientes em que ele circula
    Evite castigar demais o cão quando ele urina ou defeca em locais errados, e busque técnicas de adestramento para impedir que isso aconteça, ao invés de ser agressivo com o animal
     Mantenha o animal na coleira enquanto ele faz suas necessidades, e o distraia quando terminar para que não busque as próprias fezes
    Alimente seu cão com uma dieta balanceada e três refeições diárias, impedindo a carência de nutrientes e a má digestão
    Leve seu cão ao veterinário com frequência para a realização de check-ups de rotina
    Mostre ao cão que aquele hábito é errado, chamando sua atenção com um alto e sonoro “não” toda vez que ele repetir o comportamento

Crie uma rotina de distracções para o animal sempre que ele fizer suas necessidades; oferecendo petiscos, brinquedos e carinhos para desviar sua atenção das fezes.

Fonte: CachorroGato 

COMMENTS

Nome

amostras,12,APOSTAS,1,casa dos segredos,24,celeb,101,cinex,185,coisa de gajas,30,coisadegajos,7,cultura,61,Euro 2016,2,ganhardinheiro,1,imagens,105,Kizomba,9,moda,25,musica,70,nsfw,101,passatempos,8,pokemon,2,pokemongo,2,Portugal,3,promocoes,2,Samsung,2,SS Desafio Final 2,4,Video,146,
ltr
item
Merda do Dia: Coprofagia - o meu cão come as fezes o que fazer?
Coprofagia - o meu cão come as fezes o que fazer?
http://2.bp.blogspot.com/-QJ81wOAhMbM/VMFnK8MAh8I/AAAAAAAAKcQ/FHBmkjBXMCA/s1600/dog-beagle-sadness.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-QJ81wOAhMbM/VMFnK8MAh8I/AAAAAAAAKcQ/FHBmkjBXMCA/s72-c/dog-beagle-sadness.jpg
Merda do Dia
http://www.merdadodia.com/2015/01/coprofagia-o-meu-cao-come-as-fezes-o.html
http://www.merdadodia.com/
http://www.merdadodia.com/
http://www.merdadodia.com/2015/01/coprofagia-o-meu-cao-come-as-fezes-o.html
true
1356927898120129530
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy